Projeto

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
  • Título do Projeto: “Garimpando Nossos Sonhos”;
  • Professora Responsável: Patrícia Cristina Dürks;
  • Ano Letivo: 2011.

2. JUSTIFICATIVA:


O processo de aprendizagem está atrelado às relações interpessoais. Nesse âmbito encontra-se um vasto número de sujeitos, circunstâncias, espaços e tempos. Segundo a psicopedagoga Lucila Rupp de Magalhães (Agosto, 2004), “as relações familiares, sociais, institucionais estão estreitamente relacionadas aos resultados finais de avanços ou estagnações em processos de aprendizagem”.

Considerando a importância das relações interpessoais, merece atenção o resultado do diagnóstico de percepções dos professores, conforme anexo (01), no item relacionamento interpessoal, que aponta:

  • Relacionamento entre alunos: 21% bom e 78% regular;
  • Relacionamento entre colegas: 36% bom e 14% regular.

No que diz respeito a este tema, 8,51% dos alunos entrevistados (anexo 02), definiram que o que menos gostam na escola são as brigas. Já na pesquisa respondida pelos pais (anexo 03), 34 responderam que a maior queixa dos filhos em relação à escola é o relacionamento com colegas.

Diante disso, como interferir e transformar esta realidade, aproveitando a energia dos alunos em prol de um espaço de convivência prazeroso, que fortaleça o relacionamento interpessoal?

Considerando, também, a característica sócio-econômica dos alunos, na maioria classe média baixa, é vital estimular na escola atitudes e valores que permitam a reflexão e a construção de perspectivas de mudança da realidade social, balizadas pelo espírito empreendedor e solidário.

A arte, quando entendida como expressão de vida, constitui uma aliada para estabelecer e fortalecer relações sociais. Assim, surge através da arte, uma proposta voltada a aspectos afetivos e sociais, abrangendo a espontaneidade, a sensibilidade e a criatividade, para a construção do conhecimento; assim, surge o “Projeto Garimpando Nossos Sonhos”.

O Projeto aborda experiências concretas e reflexivas à construção do saber através de uma empresa pedagógica, estabelecendo relações empreendedoras e solidárias.

Além disso, desperta a consciência da preservação ambiental, abrindo espaço de reflexão e práticas que reforçam o papel de cada um na manutenção e conquista de um espaço saudável.

O Projeto “Garimpando Nossos Sonhos”, traz na arte a possibilidade de transformar! 

3. OBJETIVOS:

3.1. Objetivo Geral: 

Contribuir com a formação de crianças e adolescentes, através de práticas pedagógicas que possibilitem ao educando uma experiência de cidadania concreta, fortalecida em relações sociais solidárias e empreendedoras.

3.2. Objetivos Específicos:
 
  • Articular, através da reciclagem de papel, espaço de construção do conhecimento, de integração e criatividade; 
  • Promover o resgate de vínculos familiares, comunitários e sociais; 
  • Disseminar a importância da preservação do meio ambiente; 
  • Fortalecer as relações interpessoais e a auto-estima; 
  • Oportunizar um projeto social que promova geração de renda em benefício da escola e dos membros da Oficina. 

4. METAS: 
  • Constituir a Oficina, equipando-a com os materiais básicos;
  • Realizar experiências de texturas, cores, formas, tamanhos e efeitos decorativos em papel reciclado;
  • Comercializar os produtos da Oficina na comunidade, feiras e escola.

    5. METODOLOGIA: 

    O Projeto "Garimpando Nossos Sonhos" apresenta-se em quatro fases básicas:

    A primeira fase consiste em disseminar a educação ambiental de forma abrangente, direcionando para o tema reciclagem. Através de uma oficina com os professores, por um profissional voluntário da área de meio ambiente da KW, buscar-se-á atingir os alunos, estimulando a criatividade em torno do tema.

    Buscando uma ação concreta, inicia-se a segunda fase, em que se propõe a reciclagem do lixo da escola e estendendo a família, com base num processo participativo.

    As fases anteriores remetem ao desejo de conscientização da importância de reciclar e sua realização será em período de aula.

    A terceira fase tem o objetivo de despertar para o aprendizado e possibilidades da reciclagem de papel, direcionada à Associação de Alunos. Para isto, realizaremos uma visita ao Projeto “Botando a Boca no Mundo”, de jovens carentes de Ijuí.

    Na seqüência, visando estabelecer atividades que promovam o convívio grupal com estímulo empreendedor e solidário, surge a quarta fase, que corresponde à constituição de uma Oficina de papel reciclado, desenvolvendo-se recursos administrativos à gestão do empreendimento e estimulando futuras vendas de produtos reciclados. Estas atividades estão previstas para o turno inverso da aula.

    O Projeto terá a sua continuidade e acompanhamento através da dinâmica do cotidiano da Oficina. Em relação ao acompanhamento estabelecer-se-á um padrinho para cada departamento da oficina, ou seja, Rh, Finanças, Produção, Marketing, Comunicação e Diretoria.

    Os padrinhos da Oficina reunir-se-ão mensalmente para integrar ações, avaliar e propor melhorias.

    6. TÁTICA:
     
    • Dimensão do Projeto: EMEF Rui Barbosa;  
    • Período de Realização: Ano letivo de 2011: março a dezembro;  
    • Local de Execução: EMEF Rui Barbosa - Sala da Oficina de Reciclagem de Papel;  
    • Horário: Segundas e Quartas-Feiras: das 13:20 às 17:20 da tarde.

      7. RECURSOS HUMANOS:
      • Coordenação/execução: Professora Patrícia Cristina Dürks;
      • Supervisão: Equipe Diretiva da EMEF Rui Barbosa;
      • Clientela: alunos de 7ªs e 8ªs Séries matriculados na EMEF Rui Barbosa.
       
      8. RECURSOS FINANCEIROS: