- Título do Projeto: “Garimpando Nossos Sonhos”;
- Professora Responsável: Patrícia Cristina Dürks;
- Ano Letivo: 2011.
2. JUSTIFICATIVA:
O processo de aprendizagem está atrelado às relações interpessoais. Nesse âmbito encontra-se um vasto número de sujeitos, circunstâncias, espaços e tempos. Segundo a psicopedagoga Lucila Rupp de Magalhães (Agosto, 2004), “as relações familiares, sociais, institucionais estão estreitamente relacionadas aos resultados finais de avanços ou estagnações em processos de aprendizagem”.
Considerando a importância das relações interpessoais, merece atenção o resultado do diagnóstico de percepções dos professores, conforme anexo (01), no item relacionamento interpessoal, que aponta:
Considerando a importância das relações interpessoais, merece atenção o resultado do diagnóstico de percepções dos professores, conforme anexo (01), no item relacionamento interpessoal, que aponta:
- Relacionamento entre alunos: 21% bom e 78% regular;
- Relacionamento entre colegas: 36% bom e 14% regular.
No que diz respeito a este tema, 8,51% dos alunos entrevistados (anexo 02), definiram que o que menos gostam na escola são as brigas. Já na pesquisa respondida pelos pais (anexo 03), 34 responderam que a maior queixa dos filhos em relação à escola é o relacionamento com colegas.
Diante disso, como interferir e transformar esta realidade, aproveitando a energia dos alunos em prol de um espaço de convivência prazeroso, que fortaleça o relacionamento interpessoal?
Considerando, também, a característica sócio-econômica dos alunos, na maioria classe média baixa, é vital estimular na escola atitudes e valores que permitam a reflexão e a construção de perspectivas de mudança da realidade social, balizadas pelo espírito empreendedor e solidário.
A arte, quando entendida como expressão de vida, constitui uma aliada para estabelecer e fortalecer relações sociais. Assim, surge através da arte, uma proposta voltada a aspectos afetivos e sociais, abrangendo a espontaneidade, a sensibilidade e a criatividade, para a construção do conhecimento; assim, surge o “Projeto Garimpando Nossos Sonhos”.
O Projeto aborda experiências concretas e reflexivas à construção do saber através de uma empresa pedagógica, estabelecendo relações empreendedoras e solidárias.
Além disso, desperta a consciência da preservação ambiental, abrindo espaço de reflexão e práticas que reforçam o papel de cada um na manutenção e conquista de um espaço saudável.
O Projeto “Garimpando Nossos Sonhos”, traz na arte a possibilidade de transformar!
3. OBJETIVOS:
3.1. Objetivo Geral:
Contribuir com a formação de crianças e adolescentes, através de práticas pedagógicas que possibilitem ao educando uma experiência de cidadania concreta, fortalecida em relações sociais solidárias e empreendedoras.
3.2. Objetivos Específicos:
- Articular, através da reciclagem de papel, espaço de construção do conhecimento, de integração e criatividade;
- Promover o resgate de vínculos familiares, comunitários e sociais;
- Disseminar a importância da preservação do meio ambiente;
- Fortalecer as relações interpessoais e a auto-estima;
- Oportunizar um projeto social que promova geração de renda em benefício da escola e dos membros da Oficina.
4. METAS:
- Constituir a Oficina, equipando-a com os materiais básicos;
- Realizar experiências de texturas, cores, formas, tamanhos e efeitos decorativos em papel reciclado;
- Comercializar os produtos da Oficina na comunidade, feiras e escola.
5. METODOLOGIA:
O Projeto "Garimpando Nossos Sonhos" apresenta-se em quatro fases básicas:
A primeira fase consiste em disseminar a educação ambiental de forma abrangente, direcionando para o tema reciclagem. Através de uma oficina com os professores, por um profissional voluntário da área de meio ambiente da KW, buscar-se-á atingir os alunos, estimulando a criatividade em torno do tema.
Buscando uma ação concreta, inicia-se a segunda fase, em que se propõe a reciclagem do lixo da escola e estendendo a família, com base num processo participativo.
As fases anteriores remetem ao desejo de conscientização da importância de reciclar e sua realização será em período de aula.
A terceira fase tem o objetivo de despertar para o aprendizado e possibilidades da reciclagem de papel, direcionada à Associação de Alunos. Para isto, realizaremos uma visita ao Projeto “Botando a Boca no Mundo”, de jovens carentes de Ijuí.
Na seqüência, visando estabelecer atividades que promovam o convívio grupal com estímulo empreendedor e solidário, surge a quarta fase, que corresponde à constituição de uma Oficina de papel reciclado, desenvolvendo-se recursos administrativos à gestão do empreendimento e estimulando futuras vendas de produtos reciclados. Estas atividades estão previstas para o turno inverso da aula.
O Projeto terá a sua continuidade e acompanhamento através da dinâmica do cotidiano da Oficina. Em relação ao acompanhamento estabelecer-se-á um padrinho para cada departamento da oficina, ou seja, Rh, Finanças, Produção, Marketing, Comunicação e Diretoria.
Os padrinhos da Oficina reunir-se-ão mensalmente para integrar ações, avaliar e propor melhorias.
6. TÁTICA:
- Dimensão do Projeto: EMEF Rui Barbosa;
- Período de Realização: Ano letivo de 2011: março a dezembro;
- Local de Execução: EMEF Rui Barbosa - Sala da Oficina de Reciclagem de Papel;
- Horário: Segundas e Quartas-Feiras: das 13:20 às 17:20 da tarde.
7. RECURSOS HUMANOS:
- Coordenação/execução: Professora Patrícia Cristina Dürks;
- Supervisão: Equipe Diretiva da EMEF Rui Barbosa;
- Clientela: alunos de 7ªs e 8ªs Séries matriculados na EMEF Rui Barbosa.
8. RECURSOS FINANCEIROS:
- Espaço físico: EMEF Rui Barbosa;
- Professor: Prefeitura Municipal de Panambi/SMEC.